Habitue-se a dar BOM DIA à vida que se renova em cada manhã. Olhe a claridade da luz. Contemple a beleza do céu. Respire a energia que o ar lhe traz. Olhe para dentro de você mesmo e sorria feliz, porque tudo isso é DEUS dentro de si e na natureza e ao seu redor. Levante todos os dias o seu pensamento, acorde seu coração, encha-se da mais pura alegria e diga: " OBRIGADO SENHOR ". Agradeço primeiramente a Deus, que me deu paciência e me iluminou a ter boas idéias e de fazer coisas incríveis e agradeço também aqueles que colaboraram direta e indiretamente para a criação deste Blog".

sexta-feira, 12 de março de 2010

Mosaico
O mosaico consiste em peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem. Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro. A pastilha de vidro é bastante fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços.Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras em geral. Em geral, podemos dizer que em se tratando de mosaico não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos.





O que se precisa para fazer o mosaico.
Bases: Base de pedra ardósia cinza (preta), base de cimento, base cerâmica, vidro, base de MDF ou compensado.

Materiais: Pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, azulejos, pastilhas de resina, gemas, pedras, apliques de cerâmica.

Ferramentas: Óculos de proteção, pinça, espátulas (de madeira, plástico e metal), avental, empenadeiras, torquês, cortadores de azulejo.Produtos para (acabamento) aplicação: argamassas, rejuntes, colas, emulsão de silicone, borracha de silicone, cera em pasta, verniz.

Pastilhas de vidro: são pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas.
Podem ser cortadas com torquês para se obter um formato de acordo com o desenho do mosaico. (clique aqui para ver)

Pastilhas de resina: possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura.
Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça. O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração.

Pastilhas de porcelana ou azulejos: também são encontrados em diversos tamanhos e cores. Têm de ser cortados com cortadores especiais ou torquês de azulejo, e se necessário usar uma lixa para dar um acabamento melhor na lateral dos pedaços, evitando assim que fiquem lascados. (clique aqui para ver)

Gemas: são peças de vidro com formatos arredondados. Possuem diversas cores e são utilizados para incrementar os mosaicos.

Apliques de cerâmica: São peças de cerâmica também utilizadas para incrementar mosaicos. Normalmente, já possuem um formato definido, que vão desde desenhos geométricos até desenhos de corações, flores, casas, crianças entre outros.


As Bases

Madeira, placas de compensado, pratos de cerâmica, vasos de barro, cimento amianto e pedra ardósia estão entre as bases mais frequentemente usadas.Recomenda-se usar MDF ou compensado naval para executar o mosaico. A madeira maciça se altera, com a umidade ela dilata e, quando seca, contrai. Este movimento faz com que as pastilhas se soltem, danificando assim todo o mosaico.O mesmo problema pode ocorrer quando trabalha-se com bases de compensado comum ou aglomerado. Portanto use somente MDF ou compensado naval.Se sua peça de mosaico for ficar em ambientes externos, não use bases de madeira. A base a ser usada deve ser o fibrocimento, a pedra ou o concreto armado, sempre usando como cola a argamassa e um rejunte de boa qualidade

Mosaico na base de MDF ou Compensado

O mosaico na base de MDF ou Compensado de madeira não pode ficar exposto ao sol e chuva, portanto não é indicado para ambientes externos. Tomar cuidado também para que não fique em ambientes muito úmidos, como banheiros. Não se recomenda utilizar madeira no lugar de MDF ou Compensado, pois a madeira poderá empenar (contrair e se dilatar) de acordo com as condições do ambiente.Já com o MDF ou Compensado, isso não acontece. Nesta base, se utiliza como adesivo (para fixar as pastilhas, gemas, pedras, etc) a cola branca.A mais conhecida é a cola branca da Cascorex. Depois de fixada as pastilhas, utiliza-se o rejunte, que pode ser colorido ou branco. Depois de aplicado o rejunte na peça, é necessário esperar 7 dias para a cura total (secagem), e mais de 7 dias no caso de rejunte branco.Após a cura do rejunte, pode-se aplicar emulsão de silicone, seguido de cera em pasta.

Mosaico na base de Cimento ou Ardósia

O mosaico na base de Cimento ou Ardósia cinza resiste às intempéries do tempo, ou seja pode ficar tanto em ambiente externo como interno. Para fixar as pastilhas e gemas na peça é necessário o uso de argamassa. Por isso é muito importante verificar as instruções de uso da argamassa de cada fabricante. Algumas argamassas mais conhecidas são das marcas Quartzolit, Argamont e Quartzobrás. E há a opção de utilizar a argamassa mais indicada para cada material, como argamassa para pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana ou azulejo. Depois de fixada as peças do mosaico é necessário aplicar rejunte, embora algumas argamassas possam ser usadas tanto para fixação como para rejunte do mosaico. Após, a cura do rejunte, pode-se aplicar emulsão de silicone e cera em pasta. No caso da peça de mosaico ficar em um ambiente úmido, é necessária a aplicação de algum impermeabilizante (silicone ou verniz).
Mosaico na base de vidro.

O vidro também pode ser utilizado como base para o mosaico, assim como peças de vidro cortadas podem ser utilizadas como matéria prima. No caso de utilizar a base de vidro, o adesivo pode ser borracha de silicone, cola Araldite ou cola branca.Visto que a cola branca demora mais para secar e pode fazer com que as pastilhas 'escorreguem'.No caso de utilizar vidro sobre vidro, ou seja pedaços de vidro sobre a base de vidro, deve-se tomar cuidado para escolha do adesivo (precisa ficar transparente após a secagem) e com a aplicação do rejunte, para que não manche a peça.As peças de vidro podem ser coloridas (causando um efeito interessante), ou seja, pode-se comprar o vidro já colorido, ou utilizar vidro comum e tingi-lo com verniz vitral colorido em um dos lados da peça. Na hora de aplicar o vidro na base, coloque com o lado do verniz para baixo. O mosaico em vidro não é tão comum, porém pode-se atingir resultados surpreendentes com este material.
Mosaico em Cerâmica
Para trabalhar com a base de Cerâmica é necessário utilizar a argamassa para fixar as pastilhas, porcelanas, azulejos e outros. E se, por acaso a base de cerâmica for um vaso, no qual será usado para plantar, é necessário impermeabiliza-lo por dentro. Senão, a cerâmica absorve a água usada na planta e com a umidade na base, pode causar estrago no mosaico. Para impermeabilizar utilize tinta betuminosa, passando duas ou mais demãos.

Colas
Relativamente as colas a serem utilizadas. Não importa o que vamos colar, mas em cima do que vamos realizar nosso trabalho. A cola branca é indicada para papel, tecido e madeira (ou colar sobre a madeira a cola amarela, que é especifica para madeira é perfeita).A cola branca dissolve-se com água. Portanto, não é indicada para execução de mosaicos externos. Sempre que formos executar um trabalho, devemos ter em mente que o mosaico é para ser duravel. Portanto, vasos, pisos, muros, mesas de jardins, fontes, bancos externos, enfim, tudo que fica exposto à humidade e ao tempo, deve ser cimentado.Existem muitos tipos de argamassa no mercado. Recomenda-se as especiais para colocação de azulejos ou pastilhas de vidro.Informe-se nas lojas de material para construção, e mencione onde ficará a peça exposta, se for ficar exposta ao tempo, lembra-se de usar materiais específicos para isso
Segurança na hora de cortar a ceramica

Antes de começar , tenha em mente que é necessario um local separado e de facil limpeza, minusculos pedacinhos sempre acabam pelo chão, o que pode ser perigoso. Nunca trabalhe descalço. Para fazer seus trabalhos, deixe os materiais a serem utilizados em ordem e por perto, assim você não perderá tempo procurando algum material que não está ao seu alcance.Na hora de cortar as pastilhas com o torquês é necessário utilizar óculos de proteção pois, a pastilha pode estilhaçar e atingir os olhos. Use sempre um recipiente para acomodar as peças cortadas e limpe a mesa com uma trincha, evitando cortes com caquinhos.
Quando lidar com argamassa e rejunte, deve utilizar luvas de proteção ou uma espátula plástica pois os componentes dos produtos podem ser prejudiciais a pele.Procure trabalhar sempre num lugar bem ventilado, não descuide das crianças e dos animais domesticos, pois este material é extremamente cortante.

Ferramentas Basicas
-Alicate especial para cortar Pastilhas Cerâmicas e Porcelanas.
-Alicate com roldana especial para cortar Pastilhas de Vidro.
-Alicate especial para cortar Pastilhas de Vidro.
Argamassa
Argamassa que cola e rejunta simultâneamente, pastilhas de vidro, porcelana e cerâmica e outros apliques.

- Pode ser utilizada em paredes, pisos, piscinas, fachadas ou em bases para mosaicode concreto .Para bases de madeira (compensados, mdf, etc) o mais indicado é trabalhar com cola branca extra.
- Sua aplicação serve tanto para áreas internas quanto externas, pois suporta as interpéries do tempo.
-Para aplicar basta misturar com a quantidade adequada de água (as intruções de uso estão contidas no produto).
- Cores.
Manual de Assentamento - Pastilhas de Porcelana e Vidro

Esse manual tem como objetivo ser uma ferramenta de ajuda. O conhecimento das técnicas de aplicação, a utilização de ferramentas corretas, e o uso de equipamentos de proteção(óculos, luvas ) são fundamentais para a perfeita execução dos trabalhos.

Primeira Etapa: A primeira etapa deste processo é a preparação do local a ser revestido, onde o emboço deve estar sarrafeado com régua metálica ou desempenado. É aconselhável que o emboço tenha sido executado há mais de 14 dias e esteja limpo de óleo, graxa ou tintas .

Segunda Etapa: A preparação da argamassa colante deve ser feita em local protegido de sol, vento e chuva de acordo com a orientação do fabricante.A parede ou piso devem estar nivelados, sobre o emboço deve se espalhar uma camada de argamassa e fazer sulcos com o lado dentado da desempenadeira a mesma deve ser de dentes finos.

Terceira Etapa: Coloque a placa de pastilha com a face voltada para baixo , passe a argamassa , preenchendo as juntas.Posicione a placa sobre a argamassa colante e bata levemente utilizando um martelo de borracha.

Quarta Etapa: Após aplicar de 1,00m2 a 3,00m2, remova o papel e a cola. Com uma brocha , deve-se molhar o papel e aguardar por aproximadamente 5 minutos, até que a água esteja bastante absorvida.Com o auxílio da ponta da colher, faça a retirada do papel. Caso haja necessidade, poderão ser feitos acertos de alinhamento de juntas e substituições de peças.

Quinta Etapa: Fazer o retoque no rejuntamento, esse retoque deve ser feito com o auxílio de um rodinho, ou espátula de borracha.Após o retoque deve-se retirar o excesso com uma esponja úmida e depois da secagem total, a limpeza final deve ser feita com uma estopa seca.

Importante: Muito cuidado com o alinhamento e com a distância entre as placas de pastilhas, pois elas devem manter a mesma distância existente entre as pastilhas da placa e o prumo inicialmente marcado.
Dicas IMPORTANTES
Quando for comprar algum material, prefira as lojas que tenham uma grande variedade, pois se você precisar trocar, completar ou mudar de cor, não comprometerá o término do trabalho.
E não esqueça de comprar somente produtos dentro do prazo de validade, principalmente no caso da cola e do rejunte, que são os principais materiais que estragam em um mosaico.

- Pinte a peça de madeira utilizando uma cor que combine com as cores que serão usadas na confecção do mosaico.Deixe-a secar completamente para receber a aplicação das peças e do rejunte. Caso contrário, a tinta poderá sair junto com a limpeza do rejunte.

- Para pegar peças pequenas de pastilhas na hora de colocar no mosaico, utilize pinças grandes que facilitam o trabalho.

- Procure nivelar a peça de mosaico, para que a peça não tenha alturas muito diferentes, prejudicando o resultado visual do trabalho.

- Impermeabilize peças de cerâmica se estas tiverem contato com água e umidade.

- Disponha as suas vazilhas separadamente por cor, em recipientes de vidro reciclados. Isto facilita a sua imediata identificação.

- Torne seu trabalho de mosaico mais leve, substituindo a areia pela vermiculita, no preparo da composição da massa cimentícia.

- Para maior precisão no corte de peças de vidro (esmalte, pastilhas de vidro ou mesmo o vidro plano) use o alicate de discos de vídia, apropriado.

- Para melhor qualidade de composição da massa cimentícia, inclusive maior capacidade de impermeabilização, adicione cola à base de PVA.

- A cola mais indicada para superfícies de madeira é a cola branca de rótulo azul, para superfícies de vidro é a borracha de silicone e a mais indicada para superfícies de alvenaria é a argamassa. Porém se o mosaico for ficar exposto ao tempo, devemos utilizar a argamassa para uso externo, piscinas e fachadas .

- Não se esqueça do acabamento nas laterais da peça. Para isso, use a ponta do dedo, um rodinho ou uma espátula pequena.

- Para agilizar a secagem da tinta e da cola, você pode usar um secador de cabelos, porém o rejunte deve secar naturalmente, sem o uso de secadores e sem ser exposto ao sol, para evitar rachaduras ou descolamento do mesmo.

- Procure utilizar rejunte colorido, ao invés de tingir o rejunte branco. Pois, primeiramente, a cor poderá ficar diferente a hora que secar, e além disso, se for necessário fabricar mais rejunte colorido, pode ser muito difícil encontrar a tonalidade desejada.

- Existem vários tons de cores de rejuntes, mas você ainda poderá criar outras cores, usando pigmento em pó Xadrez, ao misturar, use algum tipo de medida, pois se você precisar de mais rejunte para finalizar a peça, sem essa medida, não conseguirá igualar a cor anterior.

- Fique atento na quantidade de água na hora de preparar o rejunte. O ideal é que o rejunte (normalmente comprado em pó) junto com a água, se transforme em uma pasta consistente.Se for colocada muita água, na hora em que a peça de mosaico secar, ele poderá rachar, pois há evaporação da grande quantidade de água. No caso de rachar, faça uma pasta de rejunte mais consistente e preencha as rachaduras.

- Assim como a argamassa usada em ambientes externos, tamb ém devemos usar um rejunte especial pra o mesmo fim, que também custa bem mais caro que o rejunte comum (em média, custa sete vezes mais caro que o comum) e seu prazo de validade é bem mais curto.

- O excesso do rejunte deve ser retirado com uma esponja molhada ou uma flanela tamb ém molhada, se depois de seca a peça ainda apresentar resíduos de rejunte, retire-os com um removedor de rejunte, usando uma esponja macia para espaços maiores ou um cotonete para pequenas partes, seguindo sempre as instruções do fabricante do produto.

Passo a Passo
Material Básico
Base de MDF
Cola branca tipo Extra
Azulejos
Pastilha de cerâmica ou vidro
Rejunte
Torquês de mola
Material de segurança (óculos e luvas)
Espátula para aplicação do rejunte e esponja para limpeza

Inicio

Comece aplicando as pastilhas em toda a volta da placa de maneira uniforme.


Disponha as pétalas* e folhas antes da colagem para definir o local. Comece colando o miolo e depois as pétalas. Dica: antes de colar as pétalas dê um pequeno corte na base para eliminar a ponta, assim o encaixe ficará pefeito e as pétalas poderão ser coladas mais próximas.

Depois de colar as flores desenhe com o bico do tubo de cola o ramo e cole as tesselas pequenas e as folhas. Dica: Você poderá aproveitar um tubo de cola escolar pequeno vazio para desenhar, basta completá-lo com a cola extra.


Comece a colar as tesselas para preencher o restante da madeira. Não esqueça de marcar o local onde os ganchos serão fixados e deixar este local livre de cacos. Dica: Caso o azulejo não esteja na mesma espessura da pastilha da borda, você poderá ultilizar as bordas do mesmo nos locais onde este se junta com a pastilha.



Veja o porta-chave todo preenchido apenas com os espaços para os ganchos.



Coloque os ganchos nos locais marcados com cuidado para não danificar o mosaico.

Prepare o rejunte de acordo com a especificação do fabricante e comece a aplicá-lo com a ajuda da espátula até preencher todos os espaços entre as tesselas

Para as laterais e na base junto aos ganchos passe o dedo completando os espaços.

Aguarde de 5 a 15 minutos ou até que o rejunte esteja bem mais firme e limpe a superfície com uma esponja levemente umidecida. Após a limpeza aguarde até que seque completamente e retire o restante do pó com uma trincha macia e seca ou flanela.Depois de seco pinte a placa com tinta acrílica na cor desejada.

Agora basta finalizar com a cera líquida ou pastosa incolor e uma pintura nas laterais e verso à escolher.Não esqueça de colocar atrás ganchos para fixação.